terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Torcida organizada ou bandidos?

Quando o assunto é torcida organizada o que não falta é críticas sobre essa organizações que passa longe de ser verdadeiros torcedores, e na minha simples opinião são eles os responsáveis por tirar o sossego daqueles poucos torcedores que vai ao estádio pra assistir o jogo. É cada vez mais comum você ouvir de uma pessoa o medo de ir ao estádio para assistir a partida do seu time, afirmam que a insegurança é grande e de toral risco. Isso é fato, o que se ver antes e ao termino de jogos é uma verdadeira confusão e desordem.

As torcidas organizadas eram para desempenhar um papel diferente, era para ser torcedores fieis e defendendo pacificamente seus times, animando os jogos com sues gritos, bandeirões e fogos. As coisas de uns tempos para cá vem mudando, a postura desses "torcedores" é totalmente diferente de como era para ser, a imagem que temos deles infelizmente é de bandidos.

As duas maiores torcidas do estado estão com a credibilidade no lixo, no último domingo (22) Fortaleza venceu o Tiradentes por 3 x 0, mas o que se viu no final da partida foi bandidos uniformizados dando um vexame para quem ali estava, houve arrastão no centro da cidade e roubo nas paradas de ônibus nas proximidades. Um perigo grande, seja para aqueles verdadeiros torcedores ou mesmo para moradores que residem perto dos estádios. Na torcida organizada do Ceará chama atenção pela sua complexidade, o ex-puxador da Cearamor Luiz André foi morto a tiros na noite de quinta-feira (20) no seu carro. Em 2010 Luiz André foi preso em flagrante com armas, drogas e carros roubados dentro da sede da torcida, diante desses fatos não preciso explicar o motivo da morte do mesmo.

Estamos perto de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo, alguém já parou pra pensar como vai ser difícil de controlar ou mesmo acabar com a ação de marginais vestidos de torcedores?, a copa de 2014 não pode ser uma vergonha, estamos sob os olhares do mundo que vai sim avaliar como positivo ou negativo a organização do evento. Sob as torcidas vamos esperar que esse conceito mude, que a torcida organizada sejam verdadeiro torcedores sem partir pra violência ou mesmo pra crimes mais graveis, e que a segurança aconteça e seja reforçada nos estádios.

Por: Germano Monteiro.

Nenhum comentário: